A responsabilidade da administração do condomínio é do sindico, mas é fato que 99,9% dos condomínios contratam empresas para exercer tal função em razão da sua complexidade.
O grande problema é que poucos são os síndicos que acompanham de perto o trabalho exercido pela administradora contratada e acabam por perder as redeas da administração.
A administração de condomínios é um mercado promissor eis que prédios são lançados aos montes, todos os anos. Escritórios de contabilidade também tem entrado nesse “mercado”, e muitos achando que é só fazer balancetes, redigir e registrar atas de assembleia.
Mas o Condomínio espera um suporte mínimo da administradora quando a contrata. Porém existem muitas empresas que sequer sabem a respeito dos quóruns qualificados para votação em assembleia.
O sindico possui uma função muito complexa. É sua obrigação saber o mínimo, mas ele não pode ser especialista em tudo. Ninguém é. A administradora vem justamente dar o suporte básico do básico. Se nem isso consegue fazer, nem deve estar no mercado porque só estão acumulando responsabilidade para o condomínio e para o síndico.
A dica então é: mais uma vez, não procure a administradora pelo nome, pelo tamanho, ou pela publicidade que entrega. Conheça de perto as pessoas as quais seu condomínio delegará uma serie de funções. Veja se há experiência no mercado, contate os atuais clientes para saber da idoneidade.
Enfim, lembre-se sempre que as aparências enganam e nesse caso se enganarem trarão diversos prejuízos para o Condomínio (e se você mora em um, prejuízo para você!)